Total de visualizações de página

sábado, 25 de abril de 2015

VC CONHECE SUAS FRAQUEZAS????

Um dia, um anjo do céu apareceu para a esposa de Manoá, uma mulher estéril, e disse que ela engravidaria. A notícia trouxe alegria ao casal, que queria muito um filho. No entanto, eles não esperavam que estivessem prestes a gerar um nazireu (aquele que é consagrado), e que essa criança, no futuro, salvaria o povo judeu da repressão e dos maus tratos dos filisteus.
Por ser um nazireu, a vida desse menino deveria ser dedicada ao serviço Divino, por isso, ele nunca poderia ter seus cabelos cortados e deveria abster-se do vinho ou de qualquer alimento produzido a partir da uva.
Quando ele nasceu, recebeu o nome de Sansão – Shimshon, em hebraico, que possui a mesma raiz da palavra shemesh, que significa sol –, porque sua mãe acreditava que ele brilharia e seria poderoso como o astro-rei.
Conforme ia crescendo, Sansão revelava uma força impressionante, tendo, em determinado momento, derrotado sozinho, com as próprias mãos, um leão feroz, como se fosse um gatinho. Ao chegar à idade adulta, ele procurava meios de livrar seu povo da opressão.
Primeiro casamento
Certo dia, conheceu uma mulher na cidade de Timna, que se converteu ao judaísmo para que eles pudessem se casar. Na festa do casamento, ele propôs um enigma aos homens da cidade, apostando, além da honra, roupas: “Do comedor saiu comida, e do forte saiu doçura.” Ninguém presente conseguiu decifrar, por isso, apelaram à esposa de Sansão. “Se você for uma de nós, vai persuadi-lo e nos dar a resposta, e não deixará que um hebreu nos humilhe.”
Ameaçada e acuada, ela seduziu Sansão a contar a ela a resposta e traiu seu marido. Quando Sansão os encontrou, eles responderam a ele: “O que é mais forte que um leão? E o que é mais doce que o mel?” Na mesma hora, ele soube que havia sido traído pela esposa.
Desorientado e perturbado, Sansão foi para a sua cidade natal, Ascalão. No caminho, matou 30 palestinos perversos e enviou as roupas que vestiam aos filisteus que haviam vencido a aposta, mesmo que de forma desonesta.
A fúria de um bravo
Voltando a Timna para reencontrar a esposa, pronto a perdoá-la, ele descobriu que seu pai a havia casado com outro homem. Isso enfureceu Sansão, porque nenhum filisteu de Timna tentou impedir o casamento.
Sansão então sentiu-se traído, ficou ainda mais furioso e incendiou o milharal dos filisteus.  Esse ato não era uma resposta à traição que havia sofrido somente, mas a toda opressão que os judeus sofreram durante anos.
Sozinho, ele lutou contra todos os filisteus e os derrotou em todos os combates. Vitorioso, deixou a cidade de Timna e tornou-se um dos juízes do povo de Israel por 20 anos.
Sansão e Dalila
Casou-se de novo, dessa vez com Dalila. Quando os filisteus souberam, a procuraram para finalmente terem sua vingança. Propuseram a ela que, caso descobrisse o motivo da força de seu marido, a recompensariam com muita riqueza.
Dalila não resistiu à oferta e vendeu a vida do próprio esposo por dinheiro. A partir disso, ela dedicava-se a descobrir o segredo da força de Sansão, atormentando-o frequentemente. Mas ele sempre dava pistas falsas. Uma vez, disse a ela que sua força poderia ser facilmente reduzida caso ele fosse amarrado com sete cordas jamais utilizadas.
Dalila foi correndo contar o segredo aos filisteus, que deram a ela sete cordas novas. Ela então se dirigiu a Sansão com as cordas, para ver se ele realmente falava a verdade. O amarrou e logo em seguida os filisteus apareceram para emboscá-lo. É claro que Sansão estava blefando, e rompeu as cordas como se fossem linhas frágeis.

No lugar de comemorar que Sansão havia escapado, Dalila começou a chorar e lamentar-se falsamente, dizendo que o marido a havia enganado e que não confiava nela. Não há nada mais difícil para um homem do que ver sua esposa sofrer. Foi nesse momento que Dalila achou o ponto fraco do marido, que finalmente revelou a ela o verdadeiro segredo de sua força: jamais poderia ter os cabelos cortados.

Força perdida
Dalila sabia que dessa vez Sansão estava dizendo a verdade e apressou-se em chamar os líderes filisteus. Quando Sansão estava adormecido, um dos homens cortou seus cabelos e então Dalila gritou: "Sansão, os filisteus estão lhe atacando.”
Quando Sansão tentou se defender, era tarde demais, já havia perdido sua força. Ele teve seus olhos perfurados e foi levado a Gaza, onde os filisteus o aguardavam com uma grande festa para celebrar que o haviam capturado. Atormentado por estar em um lugar repleto de idolatrias, Sansão invocou Deus e pediu a Ele que devolvesse sua força apenas naquele momento, para que pudesse terminar com aquela festa de idólatras e declarar a unicidade do Senhor, mesmo que isso lhe custasse a própria vida.
Naquele momento, Sansão sentiu-se revigorado e arrancou todos os pilares do lugar em que a festa acontecia, causando o desabamento do teto e das paredes. Ninguém sobreviveu, nem mesmo ele. E os filisteus, que oprimiam os hebreus, estavam finalmente derrotados.
O sábio busca corrigir as suas fraquezas
Sansão nasceu de uma promessa Divina, por isso, possuía uma força física excepcional. No entanto, a sua derrota não aconteceu por meio de músculos, mas sim pelas palavras. A história dele nos ensina que alguém sábio tem consciência de suas próprias fraquezas e trabalha para corrigi-las, na busca por se tornar uma pessoa melhor, ao invés de agir de maneira imprudente.
Há muitos casos em que mesmo a pessoa possuindo capacidade para alcançar uma vitória, aceita a derrota e se dá por vencida. Isso acontece porque ela deixou palavras ruins contaminarem seus pensamentos. Em consequência, ao permitir a influência desses pensamentos, a pessoa também deixa de obedecer a Deus e de confiar no poder dEle.
na fé

Nenhum comentário:

Postar um comentário